No mês de novembro acontece a campanha de combate ao câncer de próstata: “Novembro Azul”.
Essa campanha surgiu com o intuito de alertar e conscientizar o público masculino sobre os cuidados com a saúde, especialmente em relação ao câncer de próstata.
Além disso, um dos pilares dessa campanha é quebrar o tabu que cerca a realização do exame de prevenção.
Fala sério! Uma doença que mata 1 homem a cada 38 minutos no Brasil, não é de se menosprezar, não é verdade?!
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e perigosa. Desenvolve-se de forma lenta e assintomática, no entanto, em casos avançados pode dificultar a micção e apresentar sangue na urina.
Quer saber um pouco mais sobre isso? Continue com a gente nesse blog!
Sintomas
Inicialmente, a doença é assintomática. Em casos raros ou mais avançados, podem aparecer sintomas como dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
Fatores de risco
- Homens com mais de 50 anos já devem começar a fazer os exames preventivos;
- Descendentes de negros;
- Histórico da doença na família, especialmente em parentes de primeiro grau;
- Hábitos sedentários, obesidade e má alimentação podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do exame de toque retal ou com base no exame Prostate-Specific Antigens (PSA), em laboratório. Deve ser realizado anualmente para se averiguar alterações na saúde do órgão. Se forem observadas anormalidades, deve-se realizar uma biópsia para examinar a se há um tumor maligno, e assim, em caso positivo, submeter o paciente a outros exames laboratoriais para se iniciar o tratamento adequado.
Tratamento
O tratamento depende de alguns fatores como idade, estado de saúde do paciente e da doença. Para casos em que o tumor não apresenta evolução rápida e significativa, pode ser que seja prescrito apenas o acompanhamento clínico. Em situações mais avançadas, pode ser necessária a remoção do tumor e tratamentos como quimioterapia.
Cuide-se! Valorize sua saúde!
Gostou do nosso blog?
Acesse o instagram @medipreco para mais conteúdos como esse.