Turn Over é o número de pessoas ou funcionários que entram e saem de uma empresa em comparação com os funcionários atuais em um determinado período de tempo.
Recomenda-se que a rotatividade seja inferior a 5% em comparação com seus funcionários atuais. Caso seja maior, é necessário avaliar os processos e problemas de contratação no ambiente de trabalho.
É um erro comum da parte dos gerentes acreditar que, quando um funcionário deixa o emprego e sai em busca de outras oportunidades, ocorre por motivos pessoais, pois muitas vezes a demissão de um funcionário ocorre devido a falhas na empresa.
A rotatividade afeta negativamente o desempenho de uma empresa, uma vez que a contratação constante de funcionários significa perda de sinergia nos processos e rotinas, pois cada vez que uma nova contratação é gerada, o funcionário exige algumas semanas de trabalho para entender suas tarefas e objetivos dentro da organização.
Uma das principais causas da rotatividade é o mau ambiente de trabalho. Isso ocorre devido a problemas com outros funcionários ou simplesmente porque não é um ambiente saudável o suficiente para que o funcionário se sinta seguro e satisfeito. De acordo com uma matéria do exame “No Brasil, os principais motivos que levam os funcionários a quererem deixar seus empregos, segundo a pesquisa, são remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%), desmotivação (30%), preocupação com o futuro da companhia (29%) e baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%).” (Melo, Luisa. No Brasil, rotatividade de pessoal cresceu 82%. Exame. São Paulo. 25 de Junho, 2014) https://exame.abril.com.br/negocios/no-brasil-turnover-cresce-o-dobro-da-media-mundial/
Prejuízos que o turnover pode proporcionar para uma empresa:
- Perda de conhecimento do funcionamento da organização.
- Perda de informações gerenciais/operacionais.
- Gasto para recrutamento de novos colaboradores.
- Gasto para treinamento dos novos colaboradores.
- Perda de eficiência na operação.
Prezar pelo bem-estar dos funcionários é uma das grandes soluções para a satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho. Organizações que conseguem estar perto das pessoas, com métodos inovadores (programas de intraempreendedores) e com benefícios conseguem reter seus talentos e se consolidar uma empresa muito forte frente ao mercado e seus colaboradores, já que tem os melhores para gerenciar e executar.
Como prevenir turnovers:
Investir em Qualidade de Vida é um dos principais métodos de como prevenir esse malefício. Alguns dos pontos que influenciam o QVT são:
- Boas condições de trabalho: a preocupação da empresa com a saúde ocupacional do funcionário. Ter plataformas gerenciais que mostram a visão global é muito importante para empresas que querem melhorar isso.
- Compensação justa: muito além de salário, o qual é comprovado que não é um fator de retenção de pessoas, proporcionar benefícios extras mostram que a empresa consegue ver o valor do colaborador
- Trabalho e espaço de vida: pessoas têm suas vidas profissionais e pessoais, saber equilibrar sua racionalidade para ambas é extremamente necessário. É impossível um colaborador performar bem enquanto está tendo problemas dentro de casa, é muito difícil manter um relacionamento pessoal enquanto está com o stress e pressão elevados por conta do trabalho.
Empresas que se preocupam com esses pontos estão a frente de qualquer concorrente. Ter os melhores dentro de casa é essencial para o crescimento da empresa.