Não apenas estamos passando por momentos difíceis como sociedade, muitos de nós estão passando por dificuldades consigo mesmos. São problemas que nunca fomos ensinados a lidar e, por isso, nem sempre é fácil saber o que fazer. Nesse sentido, o apoio de um terapeuta pode ser bastante útil. Veja a seguir algumas das principais formas em que esse apoio pode lhe ajudar:
Lidar com falta ou excesso de interação
Talvez você esteja morando sozinho(a), ou esteja tendo atritos com as pessoas com quem mora. Com um apoio psicológico, você aprenderá formas de lidar com o aspecto social do isolamento, seja por estar tendo menos contato ou por estar tendo mais do que gostaria.
Desabafo inteligente
Um efeito garantido do isolamento é o estresse. Hábitos que nos faziam bem não podem mais ocorrer. Atitudes que antes relevávamos, agora nos irritam. É importante ter um lugar para colocar isso pra fora. Por que não fazer isso com alguém que vai lhe acolher e ajudar a crescer a partir dessa situação?
Criação de rotina
Você provavelmente já viu listas de coisas a se fazer para manter a saúde mental, e muitas delas falam da importância de ter uma rotina. Na terapia, o psicólogo te ajuda a criar uma rotina que seja possível de ser seguida e que vá ajudar a melhorar a qualidade de vida durante esse período.
Autoconhecimento
Se já estamos fechados sem muito o que fazer, por que não olhar para dentro? O psicólogo pode lhe ajudar a aprender mais sobre si mesmo(a) para que você possa sair desse momento uma pessoa mais plena do que a que entrou.
Parceria
O psicólogo, antes de tudo, é um parceiro, que lhe acompanhará em seus momentos bons e ruins. Logo, ele pode ajudar a enfrentar as dificuldades que esse momento está trazendo e, quem sabe, até ajudar a encontrar formas de tornar esse isolamento algo positivo.
Lidar com as ansiedades
É difícil ficar tranquilo vendo notícias ruins todos os dias. Inevitavelmente ficamos ansiosos e preocupados com o que acontecerá. O psicólogo pode lhe ajudar a encontrar a melhor forma de lidar com essas informações e com as incertezas do durante e depois dessa crise.
Lidando com as emoções
Além da ansiedade, esse contexto também propicia diversas emoções como raiva, tristeza e angústia. Mais ainda, no contexto anormal em que estamos, elas tendem a se tornar mais intensas. O psicólogo pode lhe ajudar a entender as origens desses sentimentos e ensinar técnicas para melhor lidar com eles.
Evitar sequelas
Um dos riscos desse momento é ele deixar cicatrizes emocionais. É importante olhar para os machucados que podem estar se formando enquanto estão presentes para evitar que negações, acúmulos ou reações criem sequelas difíceis de se tratar no futuro.
Acima de tudo, onde há saúde mental, há mais chance de se manter a saúde física. Mais disposição para cuidar de si mesmo, mais energia para o trabalho e mais equilíbrio para lidar com situações difíceis.
Um terapeuta traz, pois, o diferencial que você precisa para lançar-se com sucesso na construção de um novo mundo – para você e para aqueles que lhe cercam!