Ansiedade, por si só, é um sintoma que pode estar presente em diversos transtornos. Porém, ele é um protagonista quando falamos do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
O transtorno de ansiedade generalizada é um tipo comum de transtorno de ansiedade. Aproximadamente 3% dos adultos sofrem dele anualmente. As mulheres têm o dobro de probabilidade de sofrer deste transtorno. Começa frequentemente na infância ou na adolescência, mas pode ter início em qualquer idade.
Na maioria das pessoas, ele é oscilante e, de vez em quando, piora (sobretudo em momentos de estresse) e persiste ao longo de vários anos.
De forma geral, a pessoa com transtorno de ansiedade generalizada se sente constantemente preocupada ou angustiada e tem muita dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores que o esperado para aquela situação.
Esse é um ponto importante, pois é normal nos sentirmos preocupados de vez em quando. Chama nossa atenção, porém, quando a intensidade é o considerado “normal”.
As preocupações são de natureza geral, incluem vários assuntos e, muitas vezes, saltam de um assunto para outro ao longo do tempo. Preocupações comuns incluem responsabilidades profissionais e familiares, dinheiro, saúde, segurança, reparos do carro e afazeres.
Diagnóstico
O diagnóstico sempre deve ser feito por um profissional, como psicólogo ou psiquiatra. Ele olhará alguns critérios específicos, que são:
- A pessoa sente uma preocupação ou ansiedade que
- É excessiva (Em relação ao que seria esperado normalmente)
- Diz respeito a diversas atividades e eventos (Ou seja, a ansiedade não é em relação a um assunto ou tema único)
- Está presente na maioria dos dias por mais de 6 meses (Isso serve para diferenciar entre uma ansiedade transitória e um transtorno em si)
Além disso, a pessoa deve atender três ou mais dos seguintes sintomas
- Agitação ou uma sensação de tensão ou nervosismo
- Tendência a cansar-se facilmente
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Tensão muscular
- Distúrbio do sono
O profissional que faz o diagnóstico pode também sentir a necessidade de pedir exames físicos, para verificar se a origem do problema está talvez em uma doença física ou no uso de um medicamento, por exemplo.
Tratamento
Esse transtorno costuma ser tratado por meio de uma combinação entre alguma forma de psicoterapia e farmacoterapia. A psicoterapia pode abordar as causas que desencadeiam a ansiedade e fornecer meios de superação.
Alguns antidepressivos, são eficazes no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Geralmente, demora algumas semanas antes de esses antidepressivos começarem a melhorar a ansiedade e, por isso, a pessoa recebe, de início, um benzodiazepínico juntamente com o antidepressivo.
Os benzodiazepínicos são medicamentos ansiolíticos que melhoram a ansiedade rapidamente, em geral de forma imediata. Contudo, o uso prolongado deles pode causar dependência e esses medicamentos devem ser administrados, em geral, apenas por tempo limitado. Assim que o antidepressivo e a psicoterapia começarem a fazer efeito, é possível que a dose do benzodiazepínico comece a ser gradativamente reduzida e, depois, suspensa. Os benzodiazepínicos não devem ser interrompidos abruptamente.
Lembre-se que o uso de medicamentos como os citados SEMPRE deve ser feito acompanhado de um profissional. Não brinque com sua própria saúde!
A terapia cognitivo-comportamental já demonstrou sua eficácia no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ao ser tratada com esse tipo de terapia, a pessoa aprende a:
- Reconhecer de que forma seus pensamentos estão distorcidos
- Controlar os pensamentos distorcidos
- Modificar seu comportamento adequadamente
Relaxamento, ioga, meditação, exercício e técnicas de biofeedback também podem ser úteis
Conclusão
Nesse momento em que estamos, está aumentando o número de pessoas que tem sintomas como os descritos. Se você percebeu alguns desses sinais em si mesmo(a), mesmo se não se encaixar perfeitamente no descrito, considere buscar alguma forma de ajuda! A Medipreço possui diversos serviços que podem ser úteis e em meu perfil no instagram estou sempre postando coisas interessantes que podem ajudá-lo(a)!
Um abraço e até a próxima!