Sendo bem pontuais é fácil responder essa pergunta. Se estou com um sentimento bom, estou bem, se não, estou mal. Enxergar dessa forma, apesar de simples, pode gerar alguns problemas. Por exemplo: Nossa mente tem uma facilidade maior em se desfazer de sentimentos bons do que ruins. Por conta disso, podemos ter a sensação de que estamos mal a maior parte do tempo. Não só isso, perceber um sentimento ruim pode nos fazer sentir pior, aumentando a intensidade do sentimento, criando um ciclo vicioso. Ou seja, se guiar apenas pelo momento atual pode ser uma armadilha.
Ok, e se, então, pensarmos de forma geral? Ao invés de olharmos apenas um momento, olharmos um dia. Imagine que você teve um dia ótimo, mas chega final da tarde você dá uma batidinha no carro. Se te perguntarem no momento em que a batida ocorreu como você está, você provavelmente falaria que não está bem. Mas, se olhasse o dia como um tudo, talvez respondesse com o clássico “Tirando isso, tudo bem”. Esse caminho, então, começa a se mostrar mais interessante pois o bem estar não se deixa ser guiado apenas pelo momento pontual, mas pensa também no resto dos acontecimentos do dia.
E se expandíssemos mais um pouco? Tal qual fomos de um momento para um dia, e se fossemos de um dia para algo mais?
Qualidade de vida
Se expandirmos nossa visão para vermos vários dias de uma vez, podemos ficar confusos. Temos muitos dias bons, mas também muitos dias ruins. E agora? Muitos de nós têm a visão de que estar bem é o mesmo que não estar mal. Que uma pessoa feliz não tem dia nublado. Porém isso não é verdade: Todo mundo toma chuva em algum momento. O que torna essa pessoa feliz então? Primeiro, temos de reconhecer que se os dias ruins fossem definir nosso bem-estar, estaríamos cometendo o mesmo erro que alguém que esquece de um dia bom apenas por um momento ruim. Olhar o bem-estar necessariamente envolve observar os momentos ruins E bons.
Imagino que se fossemos colocar num gráfico os dias bons e ruins ficaria algo como isso:
Veja como temos dias melhores e piores. Parece ser quase aleatório. Contudo, podemos olhar a média entre esses dias. Ela é quem merece nossa atenção quando estamos dessa distância. Se fossemos ver apenas cada dia, grandes quedas como a que vemos na metade do gráfico poderiam nos fazer entrar em pânico. Mas quando olhamos de forma geral, vemos como essa variação é natural, mas a média se mantém, a linha laranja da imagem. Mais ainda, nosso objetivo deixa de ser ter apenas dias bons e se torna aumentar a média. E como fazemos isso? Melhorando os dias bons e atenuando os dias ruins. É por isso que o cuidado com si mesmo por uma terapia, nutrição, exercício etc nos fazem tão bem. Não é por serem momentos pontualmente bons, mas sim porque nos ajudam a melhorar nossa média de bem-estar. Uma terapia nos ajuda a lidar com nossos momentos difíceis, tornando-os menos piores. Nutrição e exercícios ajudam nosso corpo a estar bem, trazendo endorfinas e saúde.
Portanto, se você sente que gostaria de melhorar seu bem-estar, tente ter essa visão mais geral. Ela pode tanto te mostrar que as coisas já estão boas, mas não estão sendo vistas pela melhor perspectiva, ou mostrar que há algo a melhorar. Busque então um apoio na área que você sinta ser necessária e diga com confiança que você realmente está bem!