É uma grande ironia… Se a gente se cuida, fica com mais energia e disposição para fazer as coisas, certo? Mas se estamos sem energia, como ter forças para se cuidar? Parece aquela história do cão correndo atrás do próprio rabo!
Assim é que a maioria de meus clientes chegam, sem forças. E como estão sem forças, em geral estão também sem energia para mudar hábitos de vida que melhorariam suas condições gerais.
-“O que fazer diante desse impasse?”
Simples assim: não adianta empenhar esforços em desenhar uma agenda de exercícios físicos se você mal consegue ter forças para sair da cama, quanto mais se exercitar. Se este é seu caso, comece com algo muito simples: RESPIRAR.
-“Mas eu respiro!!!”
Na verdade respiramos mal. Não usamos nem metade de nossa capacidade respiratória no geral. Isto leva a minha segunda reflexão. Há quanto tempo você sequer presta atenção como anda respirando?
Respirar trás oxigênio. Ganha energia o corpo que está bem oxigenado.
Inspire lentamente. Comece por preencher de ar a parte de baixo de sua barriga. Basta empurrar seu diafragma como se quisesse “estufar” o baixo ventre. Siga preenchendo de ar o peito e por último a parte mais alta, ali na altura da clavícula.
Sentiu a diferença? Seu pulmão fica totalmente preenchido. Imagina a felicidade de todos aqueles alvéolos se expandindo e recebendo todo o oxigênio possível? Uma maravilha né?
Agora visualize a “lixeirinha”. Tudo que não lhe serve mais e sai na expiração. Sim, expirar é tudo de bom! Mas também precisa ser feito de maneira correta, senão você está retendo algo em seu corpo que deveria estar saindo e não ficando.
Expire também lentamente. Esvazie o ar na altura da clavícula, siga contraindo o peito e “murchando” a barriga até sentir que todo o ar saiu.
Viu? É simples. Mas pode ser que no início você sinta um certo desconforto. Mas não é nada não. Apenas você aprendendo a respirar corretamente. Mantenha atenção na sua respiração no correr do dia e de repente coloque um despertador de hora em hora pra te lembrar de respirar profundamente. Essa medida simples já vai alterar sua disposição. Acredite!
Bj no coração,
Luciane Schutte
PS – Quer criar seu próprio programa de autocuidado?… Siga O Meu Melhor nas redes sociais :