Por que a sinergia é a chave do sucesso de uma organização?
A razão está dentro do significado da mesma palavra: trabalhar juntos. A sinergia emergiu como uma qualidade de grande impacto na psicologia organizacional, graças aos benefícios para a eficiência da empresa.
O fato de você ser capaz de ter uma empresa sinérgica significa alcançar uma eficiência excepcional e muito mais alta do que se você trabalhar individualmente, ter boas relações interpessoais entre os colaboradores, a fim de obter sucesso e bom posicionamento no mercado.
O principal objetivo em investir nisso é fazer a empresa funcionar como um relógio suíço, onde cada equipamento se encaixa perfeitamente um no outro, fazendo com que funcione da melhor maneira e qualidade possível.
A organização deve estar ciente de que a sinergia não é um processo que é facilmente criado. Como líder de negócios, é preciso acreditar nas capacidades de seus funcionários e mostrar a eles que esse é o caso, para que a estrutura da empresa tenha uma base sólida para criar uma equipe de trabalho comprometida.
Quais são os benefícios de uma empresa sinérgica?
Com uma sinergia organizacional, você pode otimizar os lucros patrimoniais da atividade econômica e da produção;
O nível de competitividade da empresa será ideal, graças a um crescimento interno;
Sincronização de processos dentro da empresa;
Senso de pertencimento do funcionário contra os objetivos da empresa;
A sinergia é um ponto determinante na qualidade de vida no trabalho;
Ambiente de trabalho de vínculo coletivo, confiança, entusiasmo e apoio mútuo.
O que é burnout?
Ao contrário da sinergia, o burnout pode acabar com o trabalho em coletividade entre uma gerência, acarretando, assim, uma série de prejuízos para o resultado da empresa.
A síndrome ocorre no ambiente de trabalho com alto nível de demanda e cobranças, se manifesta com estresse no trabalho, exaustão emocional, física ou mental, com sérias conseqüências na autoestima, fazendo o colaborador perder o interesse em suas tarefas.
Quando essas pessoas adquirem essa doença (registrada na OMS no ano de 2019) podem afetar a empresa, pois não estão dispostos a seguir as regras e tarefas propostas por seus chefes. Em vez disso, começam a sentir repulsa pela autoridade e fazem apenas o mínimo para preservar seu trabalho, o que afeta negativamente a empresa.
Um líder sempre deve estar ciente se seus funcionários estão sofrendo por algum tipo de esgotamento e quem tem mais probabilidade de sofrer com isso. Ao assegurar o bem estar de seus colaboradores, consegue assegurar o bom resultado da performance, garantindo, assim, o sucesso e a visão da empresa.
Logo, onde há burnout, não há sinergia!
Como o medipreço ajuda a curar a síndrome de burnout?
Depois de se associar a medipreço, você como empresa pode observar o bem-estar de seus funcionários. Nossa plataforma fornece as informações necessárias para os gerentes saberem que tipo de medicamento sua equipe está comprando e que tipo de doença cada medicamento comprado trata. Esse tipo de informação será muito útil, pois podem analisar se seus funcionários estão comprando medicamentos para tratar estresse, depressão, problemas cardíacos e bipolaridade, indicadores de alta probabilidade de que seus funcionários estejam sofrendo de esgotamento e, portanto, acabando com a sinergia da empresa. Ao obter os dados e análises necessárias fornecidas por nossa plataforma inteligente, o gerente pode tomar as decisões de maneiras mais claras, saberá como abordar seus funcionários e decidir quais planos de ação podem ser executados para aumentar a sinergia de sua empresa.
Abaixo, fornecemos informações sobre como você pode tornar sua empresa altamente eficiente e aumentar constantemente sua sinergia.
Como se tornar uma empresa sinérgica?
Existem quatro modelos organizacionais nos quais uma empresa deve estar executando corretamente para obter sinergia. São eles:
- Tenha uma visão compartilhada: o empregador como líder deve incutir que todos os seus funcionários tenham uma imagem comum, ou seja, que a visão pessoal do líder seja transformada em uma visão geral, para que os funcionários não apenas a aceitem, mas a tornem sua.
- Garanta a qualidade da vida profissional: um ambiente de trabalho saudável, onde as emoções, a psicologia e a saúde dos funcionários estejam em ótimas condições, significa aumentar seu interesse pelo objetivo do trabalho.
- Coordenação coletiva ou coordenação múltipla: este modelo propõe que o empregador incentive seus funcionários a realizar tarefas de coordenação, mas sem que o ideal de liderança desapareça. Esse modelo procura que cada funcionário siga suas ações e promova a colaboração da equipe de trabalho para evitar falhas e corrigi-las.
- Planejamento conjunto: é necessário que as hierarquias sejam eliminadas o máximo possível para esse modelo, pois planejamento conjunto significa poder ouvir ativamente as opiniões e pontos de vista de todos os funcionários envolvidos nesse processo. Isso ajudará os funcionários a se sentirem envolvidos na tomada de decisões da empresa e o farão sentir parte tanto quanto o proprietário.